terça-feira, 31 de março de 2015

Introdução alimentar

Como a Alice não mama exclusivamente no peito, aos 4 meses comecei a apresentar a ela as frutas amassadas. No início os bebês não sabem que existe outra forma de se alimentar que não seja leite através da sucção, então há um certo estranhamento com sólidos, mas como fruta é doce, a aceitação não foi tão ruim, apesar das caretas e de cuspir mais do que engolir a fruta. Comecei pela banana maçã ou prata amassada, dei pêra, mamão, maçã(a Argentina é melhor, mais mole e mais doce), melancia, goiaba, abacate. Uma dica é que jogar um pouquinho da fórmula (no meu caso) ou do leite materno (após os 6 meses) por cima da fruta ajuda na aceitação. Bom, como ela ainda estava com 4 meses e o objetivo era apenas apresentar novos sabores, foi tranquilo. Para ela o melhor horário era a tarde. E eu não tinha isso como obrigação, tinha dia que era só leite e tudo bem. Com 5 meses levei-a na pediatra, que me orientou melhor como fazer essa introdução de sólidos. Acho que é comum entre as mães ficar bem confusa e cheia de dúvidas nessa transição, e eu me sentia assim. Agora o objetivo é apresentar também os sabores dos legumes, um a um para o caso de alguma alergia ou intolerância, feitos sem tempero, sem sal, só cozido. Então o esquema seria o seguinte: acordou, mama, depois de duas horas um "lanchinho" que seria a fruta(de preferência não dar banana de manhã pois pode deixar sem fome para a papinha principal), depois de 1h a papa principal, depois de 2h mama de novo, mais 2h, fruta de novo, que pode ser substituída por uma vitamina feita com a fórmula em menor quantidade (o ideal é que o liquidificador seja usado apenas para o preparo da comida do bebê). Depois de 2h, mama de novo. Nesse momento ainda não se mistura os legumes com verduras e não tem janta. Nessa fase, faço as vezes papinha com dois tipos de frutas misturadas. Na teoria é isso, mas na pratica exige muita paciência e amor, pois é bem difícil. Alice começou a aceitar super bem as frutas, mas os legumes, cospe tudo e não aceita, hoje aceitou melhor a batata. Já ofereci cenoura, beterraba, batata doce, batata, mandioca salsa, abóbora, inhame. Percebi que quanto mais "purê", mais molinho ficar o legume, maior a aceitação. Mas ainda cospe mais do que come. Por aqui água também está difícil, tenho dado bastante água de côco, e ela adora, sempre dou depois das papas. Ah, às vezes de manhã não dou o lanchinho, já dou o legume, porque acho que ela pode ficar sem fome e por isso não comer o legume. E eu coloquei uma pitada de sal na batata para ver se ela comia melhor, não sei se foi isso, mas comeu melhor. Eu não sou radical, faço escolhas conscientes mas acho que cada um tem que ver o que funciona melhor na pratica para a SUA dinâmica familiar. É assim que tenho feito. Hoje, faltando 3 dias para completar 6 meses, foi a primeira vez que raspou o prato(abóbora). Aos 6 meses começam as papinhas verdadeiras, vamos ver como vai ser... Também tomei conhecimento sobre uma nova forma de introdução de sólidos que achei bem interessante, onde o neném manuseia e leva à boca o alimento, não amassado. Indicado para bebês que sentam e que conseguem levar objetos à boca. Vou pesquisar melhor e tentar fazer os dois combinados para Alice. Baby led weaning é o nome dessa forma que vem sendo difundida agora no Brasil. Venho contar depois. Obs.: A sociedade brasileira de pediatria diz que a papa principal deve ser feita sem sal. Também não é indicado misturar fórmula aos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário